
Chuveiro vs banheira
Há anos era quase inconcebível ter casa de banho e não ter banheira, mas os tempos têm mudado e hoje é muito normal ver casas de banho sem banheira, embora com base de duche. Quais são as vantagens de ambos? Neste verbete vamos falar sobre alguns dos pontos a serem levados em consideração que cada um possui.
O ritmo de vida que levamos faz com que não possamos perder tempo com praticamente nada, vamos de um lugar para outro com pressa e uma das melhores opções disponíveis atualmente para a limpeza é um banho rápido com o qual terminaremos muito mais cedo. Quem tem banheira e a utiliza fá-lo porque pode desfrutar do seu tempo, seja tomando banho ou relaxando com a hidromassagem da banheira, embora atualmente existam chuveiros que também possuem esta funcionalidade.
A acessibilidade é outro dos destaques tanto da banheira quanto do chuveiro. Nem todos podem entrar na banheira, principalmente crianças e idosos ou com problemas de mobilidade. Por outro lado, o chuveiro pode ser utilizado por todos, proporcionando conforto e segurança.
Nas casas de banho onde não há muito espaço, a banheira é um verdadeiro privilégio, por isso a opção mais recomendada é a base de duche em resina com a qual se pode poupar uma quantidade significativa de espaço, cerca de dois metros quadrados, algo que parece pouco mas numa casa de banho essa superfície é perceptível, muito.
Por fim, a economia de energia e o sentimento de ecologia e respeito ao meio ambiente estão mais presentes no chuveiro porque o uso de um recurso tão importante como a água é mais controlado. Estes são os principais prós e contras de cada um, embora cada um seja livre de escolher o que melhor se adapta à sua casa de banho.